Perguntas e respostas mais frequentes
(responde a quase todas as suas dúvidas)

 

Sobre a Empresa

  1. Qual o tempo de existência da empresa?

Iniciamos nossos trabalhos em outubro de 1994. Nosso primeiro evento como Carne & Carvão aconteceu em 25 de outubro de 1994.

Atualmente, conversando com clientes e por relato de concorrentes, acreditamos ser o maior e mais antigo buffet de churrascos em atividade no Rio de Janeiro.

 

  1. Vocês são uma empresa legalmente constituída?

Sim. Nossa razão social é C&C EVENTOS FESTIVOS LTDA, estamos localizados em Niterói, na Vila Progresso, na Av. Independência nº 198, CNPJ 05.911.688/0001-85, insc. estadual 78.373.121 e inscrição municipal 120.948-5.

 

  1. Como posso obter referências de vocês?

Temos mais de 6.000 eventos realizados entre clientes pessoas físicas e jurídicas e podemos indicar vários clientes com o modelo similar ao seu evento. Entre em contato para podermos falar sobre isso.

 

  1. Posso conhecer as instalações da empresa?

Será um enorme prazer. Só pedimos que programe a visita para que um dos responsáveis esteja presente, aguardando você com um cafezinho quentinho.

 

  1. Como faço para visitar um evento de vocês?

Podemos facilmente agendar uma visita já que realizamos, em média, 18 festas por semana. Mesmo assim, é necessário um pouco de bom senso porque, de janeiro a novembro, a grande maioria das festas é de âmbito particular e acontece em áreas restritas. Costumamos marcar visitas somente a eventos realizados em locais públicos como clubes, casas de festa, áreas comuns de condomínios, etc. Temos certeza que você não gostaria que um buffet levasse uma pessoa desconhecida para dentro da sua casa, em meio a uma comemoração qualquer, concorda?

 

  1. Vocês possuem carro próprio?

Possuímos, atualmente, nove veículos próprios sendo 6 de carga e 3 de apoio e supervisão.

 

  1. Posso confiar em vocês?

Entendemos sua preocupação com relação ao trabalho apresentado já que conhecemos histórias assustadoras sobre “bolos”, “furos”, contratos não cumpridos e coisas parecidas. A única coisa que temos a dizer é que já fizemos mais de 6.000 eventos – só em 2010 foram 945 eventos – e nunca deixamos de realizar nenhum evento, nem sequer atrasar!

Essa afirmação dá a verdadeira dimensão da confiança que você pode depositar na gente. Temos certeza que você vai ficar satisfeito.

 

Sobre o Cardápio

  1. Se eu tirar os acompanhamentos qual será o desconto?

Tirando os acompanhamentos, ao contrário do que se imagina, o valor pode subir. Só conversamos sobre exclusão de acompanhamentos para eventos acima de 150 participantes.

 

  1. Vocês fornecem maionese ou salpicão?

Se você reparar no cardápio, só trabalhamos com saladas cruas e conservas. Se você quiser completar a mesa com qualquer tipo de acompanhamento preparado por você, faça-o.

 

  1. Porque vocês não trabalham com maionese?

O Ministério da Saúde realizou uma pesquisa entre 1999 e 2007. Veja essa nota publicada no Jornal O GLOBO, coluna do Ancelmo Gois, em 02/09/08

 

 

  1. 11. Qual é a quantidade de carne por pessoa?

Não trabalhamos com quantidades pré determinadas. São 6 horas de evento e nos comprometemos a fornecer todos os acompanhamentos e todas as carnes ininterruptamente e com fartura durante esse período.

 

  1. 12. Quando terminar o evento o que sobrar é meu?

O que for preparado e não consumido pertence a você. As carnes que permanecerem cruas bem como as conservas não abertas serão de nossa propriedade, já que foram levadas ao evento como estoque de segurança.

 

  1. A carne é de boa qualidade?

Só trabalhamos com produtos reconhecidamente de primeira linha: Carnes BERTIN ou MINERVA, embutidos SEARA, frangos PIF PAF ou RICA, suínos PIF PAF, enlatados QUERO, Palmito de pupunha GOLDEN PALM, Arroz TIO JOÃO, Farinha GRANFINO, Bacon SEARA, etc.

 

  1. Eu não como coração. Posso trocar por outra coisa?

Sugerimos que você não troque nem coração nem qualquer outro tipo de carne. Isso não é necessário. Levamos quantidade suficiente para não faltar nenhum item durante 6 horas. Se você não gosta ou não pode comer algum item do cardápio, lembre-se que, para seu convidado, esta pode ser a melhor parte do churrasco. Pense nisso.

 

  1. Posso tirar os outros cortes de carne bovina e deixar só picanha?

Poder… é claro que pode. Como a picanha é uma carne de custo mais elevado, se ficar decidido que será um churrasco só com picanha, haverá um acréscimo no custo por pessoa. Mas achamos desnecessário.

A picanha ganhou fama, mas alcatra, maminha e fraldinha têm seu valor. A alcatra, por exemplo, é considerada por muitos como a melhor carne para churrasco: é bem mais saborosa que a picanha e muito mais macia. Além disso, não existe nada mais constrangedor para um bom churrasqueiro do que ouvir: “Me dá um pedaço de picanha sem gordura?”. A picanha é gorda e foi assada para ser degustada mal passada e com gordura. Existem a maminha, o bombom (parte magra da alcatra) e a fraldinha para serem comidas sem gordura e bem passadas.

 

  1. Porque vocês não trabalham com costela de boi ou cupim?

A costela bovina, assim como o cupim, bem preparados deverão ser assados por, no mínimo, 5 horas. Como nosso evento tem a duração de 6 horas, teríamos que adotar uma medida não muito elegante que seria pré assar esses cortes na nossa cozinha central e levar quase concluídos para o evento. Não fazemos isso. Todas as nossas carnes são desembaladas, limpas, temperadas e preparadas à vista do cliente.

 

  1. Queria fazer um churrasco de espetinhos. Quanto custa?

Não trabalhamos com esse tipo de evento. Existem empresas especializadas no mercado. Sugiro que procure uma delas. Essas empresas estão estruturadas para atender você de forma mais conveniente.

 

  1. Qual é a sobremesa?

A banana assada com canela e açúcar faz parte do cardápio básico. Podemos completar com sorvete de creme, fornecido como opcional. Outra sobremesa bem compatível com churrascos é a nossa mesa de frutas que também é opcional.

 

  1. Para contratar a mesa de frutas vocês obrigam a contratação de um garçom. Por quê?

A montagem da mesa de frutas demanda, no mínimo, 1h30min. O nosso pessoal destinado ao preparo do evento não pode ficar todo esse tempo deslocado para a montagem da mesa. Daí necessitarmos a presença de um profissional especificamente para a montagem da mesa, de forma que não se prejudique o andamento dos trabalhos. Concluída a montagem da mesa, este profissional fica inteiramente à sua disposição para atuar como garçom.

 

  1. Vocês fornecem bolo, tortas e docinhos?

Tradicionalmente, bolos, tortas e docinhos são fornecidos por pessoas ou empresas especializadas. Consulte SERVIÇOS DE APOIO

 

Sobre as Bebidas

  1. Posso incluir mate ou outro refrigerante?

Entendemos que Coca Cola e guaraná Antártica representam o que de melhor existe no mercado em termos de refrigerante. Entretanto, se você quiser incluir algum refrigerante de sabor, alterar alguma marca ou acrescentar mate ou ice tea é só pedir.

 

  1. E sucos. Posso pedir?

Esporadicamente nossos clientes consultam sobre a inclusão de sucos em caixa (tipo Del Valle). Temos duas opções: ou nós compramos e você paga o preço de custo ou você compra e nos entrega para gelar antes do inicio da festa.

 

  1. Qual é a quantidade de cerveja?

Embora nosso critério de trabalho não determine uma quantidade máxima de fornecimento ou limite de consumo em nenhum dos itens propostos, às vezes, em alguns tipos de eventos, temos problemas sérios com o consumo de cerveja. Os jovens (principalmente) esquecem que estão num churrasco e agem como se fosse uma “choppada”. Diante disso decidimos trabalhar com um máximo de 5 latas por pessoa.

Como não trabalhamos com quantidades pré-determinadas, isso significa que a cerveja estará disponível para consumo durante as 6 horas de evento. Encerrada a festa o estoque restante nos pertence, exatamente como os outros itens constantes do estoque de segurança.

Se você acha que essas 5 latas por pessoa podem não atender ao consumo dos seus convidados, basta conversar. Podemos levar cerveja extra que será fornecida a preço quase de custo, em forma de consignação. Você só paga o que for consumido.

 

  1. Posso trocar de cerveja?

Claro que pode! Só precisamos calcular a diferença entre a cerveja escolhida e a SKOL, que é a nossa cerveja padrão. A partir desse cálculo podemos aumentar o preço ou dar desconto, conforme acontecer.

 

  1. Se eu quiser fornecer a cerveja?

Sem problema. Contrate nosso serviço sem cerveja e fique você responsável por ela. Se a quantidade de cerveja fornecida por você for pequena, podemos até pensar em colocar para gelar junto com nossos refrigerantes. Isso é assunto para se conversar no fechamento do evento.

 

  1. Se eu comprar a bebida vocês me emprestam tinas e trazem gelo pra mim?

Nossos veículos e nosso pessoal são dimensionados para cada evento, conforme o tipo de contratação. Se você não contratar bebida, não levaremos pessoal para tratar dela nem mobilizaremos um veiculo capaz de levar mais tinas, isopores e gelo do que o necessário para o nosso serviço. Dessa forma fica muito difícil emprestarmos tinas e comprarmos gelo.

 

  1. E eu vou ter que gelar as bebidas?

Se você contratou nosso serviço com bebida, seu trabalho será só beber!

 

  1. Para contratar caipivodka deve-se contratar um barman. E se eu não quiser? Se eu quiser fazer sozinho?

Nossa caipivodka é produzida e servida em doses individuais. O trabalho de arrumação do bar – antes do inicio da festa – e a confecção dos drinks – durante a festa – necessitam de um profissional dedicado exclusivamente a esses serviços. A experiência mostra que dificilmente o cliente ficará preparando os drinks durante o evento. O trabalho e a responsabilidade vão sempre recair sobre um de nossos profissionais, atrapalhando, dessa forma, o bom andamento dos outros serviços.

 

  1. Se eu fornecer a vodka, quanto vocês cobram pelo material?

Trabalhamos com vodka Smirnoff adquirida direto dos distribuidores, com custo de atacado, provavelmente inferior ao que você vai pagar. Se você quiser fornecer a vodka por causa do preço, aposto que vai sair perdendo. Para efeito de cálculo, lembramos que o valor por nós cobrado inclui frutas, gelo filtrado, adoçante, açúcar, canudos, guardanapos, aluguel de copos, desgaste de material fixo, etc.

Se, mesmo assim, você quiser fornecer porque tem alguma vodka em estoque, quer vodka importada, tem guardada e quer usar uma cachaça artesanal muito boa ou outra razão qualquer, nesse caso levaremos todos os complementos e cobraremos 50% do valor de tabela, por garrafa aberta.

 

Sobre os Equipamentos

  1. O copo é de vidro?

No churrasco básico os copos, os guardanapos e os materiais de sobremesa (pratinhos e colheres) são descartáveis. Isso não impede que você nos consulte sobre aluguel desses itens não descartáveis: copos de vidro, pratos de sobremesa de porcelana e talheres de sobremesa de aço inox.

 

  1. Como são as louças e os talheres?

Nossos pratos são de vidro branco temperado LUMINARC (pratos importados da França, super leves, tradicionalmente encontrados em restaurantes de comida a quilo). Como opção temos o aluguel de pratos de porcelana brancos. Sugerimos que esses pratos só sejam utilizados em festas um pouco mais elegantes ou formais. Em churrascos tradicionais não vemos porque não usar os pratos comuns.

Os talheres são tradicionais, em aço inox, com faca serrilhada.

 

  1. Qual é a cor das toalhas?

Temos um único modelo de toalha para as mesas dos convidados que é quadriculada em branco e vinho (grená).

 

  1. Não tem outra cor de toalha?

Tradicionalmente o aluguel de toalhas é responsabilidade de empresas especializadas que podem ser encontradas em SERVIÇOS DE APOIO

Há vários anos adquirimos este modelo único para atendimento a eventos menores e, a partir daí, criou-se uma facilidade que é muito usada pelos clientes. Atualmente renovamos anualmente o estoque de toalhas, mas sempre da mesma cor.

 

  1. Vocês trabalham com mesas e cadeiras?

Trata-se de mais um tipo de serviço tradicionalmente executado por empresas especializadas.

Consulte SERVIÇOS DE APOIO

 

  1. Se eu precisar de um evento com tudo descartável?

Em eventos maiores quase sempre recorremos a material descartável, ora por instrução do cliente, ora por impossibilidade de lavagem e reposição, ora por conforto de trabalho. Nesse caso negociamos a inclusão de material descartável com acréscimo ou não de valor. Isso será decidido em negociação entre as partes.

Cada caso é um caso.

 

  1. Como faço para fazer churrasco em local fechado ou que não pode ter fumaça?

Dispomos de uma churrasqueira a gás que é uma ótima solução para ambientes fechados – até refrigerados – ou locais onde não seja permitida a emissão de fumaça. Essa churrasqueira produz ZERO de fumaça. Por ser um equipamento caro, disponibilizamos com aluguel diário.

 

  1. Quanto é o aluguel da churrasqueira?

Se você não tiver churrasqueira, temos duas opções:

– Churrasqueira de carvão – que é cedida sem cobrança de aluguel

– Churrasqueira a gás – ZERO de fumaça – que é alugada por dia. Cobramos R$150,00 por dia (setembro/2008).

OBS: Já fomos consultados diversas vezes sobre o aluguel de um ou outro modelo para utilização sem a nossa presença. Deixamos claro que as nossas churrasqueiras só são utilizadas em nossos eventos. Não alugamos para outros eventos.

 

Sobre o Local

  1. Vocês trabalham fora do Rio?

Sim. Fazemos qualquer evento dentro do Estado. Cobramos uma taxa de deslocamento, mas a distância e as circunstâncias determinam se vamos ou não ao local. Observe alguns exemplos, mas cada caso é estudado separadamente:

– Eventos fora do Rio, Grande Rio, Niterói ou adjacências, somente acima de 40 pessoas;

– Eventos em locais acima de 120 KM de Niterói, somente acima de 100 pessoas;

– Não fazemos eventos na Costa Verde (Itaguaí a Angra dos Reis) em fins de semana prolongados (feriados) ou fins de semana no verão, até que seja concluída a duplicação da Rio-Santos.

 

  1. O que faço se chover?

Se a chuva impedir a realização do evento podemos suspendê-lo, desde que sejamos avisados antes da nossa equipe sair da sede com destino ao local da festa. Isso normalmente ocorre até aproximadamente 4 horas antes da hora marcada para servir. Suspenso o evento, teremos as seguintes opções:

– Marca-se outra data conforme disponibilidade da agenda Carne & Carvão;

– Cancela-se definitivamente o evento e devolve-se o sinal pago;

– Cancela-se definitivamente o evento e não se devolve o sinal pago, se a equipe já estiver a caminho do local.

Em mais de 5.000 eventos esta última situação só ocorreu uma única vez: O cliente ligou pela manhã, falou que a área era coberta e que poderíamos fazer o evento. Como conhecíamos o local argumentamos que o espaço não era propício para a realização de eventos com chuva. O cliente insistiu, nossa equipe foi deslocada até o local e, lá chegando, foi informada que não fariam o evento por causa da chuva.

 

  1. Em caso de chuva vocês levam cobertura?

Trata-se de mais um tipo de serviço tradicionalmente executado por empresas especializadas. Consulte SERVIÇOS DE APOIO

 

  1. Vocês indicam algum local para festas?

Temos alguns sítios, clubes e casas de festas que operam em parceria com a gente. Consulte a LISTA DE SÍTIOS

 

Sobre o Pessoal

  1. Já comprei tudo, queria só um churrasqueiro?

Lamentamos muito, mas não temos este tipo de serviço. Nossa mão de obra é exclusiva para atendimento aos nossos eventos completos.

 

  1. São quantas pessoas trabalhando?

O principal fator determinante da quantidade de profissionais é a contratação com ou sem bebida. Por exemplo, um churrasco para 70 pessoas é perfeitamente coberto por 2 profissionais, se não tiver bebida. Com bebida, as mesmas 70 pessoas precisam de 3 profissionais atendendo.

Nossa equipe mínima é de 2 profissionais, mesmo que sejam 25 pessoas (nosso mínimo).

Nossa equipe é dimensionada para trabalhar num ponto parado, em estilo self service. Se você quiser serviço circulante, é necessária a contratação de garçons extras. Para este serviço de atendimento circulante sugerimos 1 profissional para cada 30 pessoas.

 

  1. A equipe vem uniformizada?

Claro! Os churrasqueiros e seus ajudantes trabalham com calça preta ou jeans escuro, t-shirt de malha vinho com marca na frente e nas costas e avental preto com a marca bordada sobre o peito. Eventualmente, no verão, permitimos aos churrasqueiros o uso de bermudão de jeans escuro ou brim preto.

Os garçons trabalham de calça preta, sapato preto e meias pretas, a mesma t-shirt e o mesmo avental dos churrasqueiros.

 

Sobre o Evento

  1. Como é contado o número de participantes?

Quando fechamos negócio informamos ao cliente: O número mínimo de participantes determinado por você até 48 horas antes do evento será o valor mínimo cobrado”. Esse numero é de conhecimento do chefe da equipe que irá atendê-lo.

Lembre-se que esse chefe de equipe tem experiência suficiente para avaliar a quantidade de presentes na festa. Nunca é um número muito exato, mas certamente é bem próximo da realidade.

Temos, então, 4 possibilidades:

1 – Se o consumo estiver dentro da normalidade o chefe da equipe nem se preocupa em contar. Ele sabe que, mesmo que tenha mais gente que o combinado, o consumo está dentro das quantidades previstas.

2 – Se o consumo estiver muito alto mas a quantidade de presentes estiver dentro do combinado nada será dito ao cliente e quem arca com o ônus do excesso de consumo somos nós do Carne & Carvão porque nos comprometemos a servir durante o período da festa, ininterruptamente.

Se o consumo estiver muito alto e a quantidade de presentes tiver ultrapassado à combinada, o chefe da equipe irá procurá-lo para você decidir:

3 – Prosseguimos o serviço acrescentando os itens necessários, completando assim as quantidades inicialmente previstas. Ao final do evento você deverá refazer os cálculos, somando o total de convidados extras.

ou

4 – Prosseguimos o serviço mantendo as quantidades previamente combinadas, sem acréscimo na cobrança. Nesse caso você fica ciente de que existirá a possibilidade do serviço se encerrar antes do horário previsto, haja vista que terão mais convidados do que o combinado.

 

  1. Como funciona a contagem de crianças?

Normalmente, quando existem crianças, os clientes se confundem com o critério de contagem de participantes para determinação da faixa em que se enquadra o valor unitário a ser pago.

A contagem das crianças para cálculo do valor final do evento acompanha rigorosamente a tabela de preços:

– Crianças entre 0 e 5 anos (incompletos) não pagam e não contam

– crianças de 5 a 11 anos (incompletos) pagam 50% e contam como meio adulto. Cada 2 crianças valem 1 adulto.

Alguns exemplos:

– Um evento com 30 adultos, 10 crianças de 0 a 5 e 30 crianças de 5 a 11 valem 30+0+15=45 pagantes

– Um evento com 55 adultos e 25 crianças de 5 a 11 valem  pagantes 55+12,5=67,5 pagantes. Cobraremos 67.

– Um evento com 15 adultos e 10 crianças de qualquer idade valem 25 pagantes porque é o nosso mínimo.

 

  1. Quanto acresce se eu quiser mais do que 6 horas de evento?

Cada hora excedente aumenta 20% no valor total do evento

 

  1. Até quando posso confirmar minha reserva?

Temos várias equipes e respeitamos fielmente a fila de entrada.

Quando um cliente reserva uma data ele só perderá essa vaga se nos informar por telefone ou e-mail que não mais a deseja.

No dia em que completamos todas as reservas possíveis em uma data, ligamos para os clientes pressionando para que confirmem os eventos.

Não existe lógica. Isso pode acontecer um mês, uma semana ou ate um dia antes do evento. O certo é que, no momento que não pudermos mais esperar, o cliente precisa confirmar ou desistir da vaga.

Resumindo: “Se você tem receio de perder sua reserva, CONFIRME O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!”

 

  1. Até quando posso efetuar o depósito?

Até a quarta feira que antecede o evento. Para os eventos entre 15/11 e 31/12 o deposito deve ser realizado o mais rápido possível porque só ele é a garantia da data.

 

  1. Posso pagar parcelado?

Até a data do evento você pode pagar como quiser. O importante é que, concluído o evento, o valor final deve ser pago ao chefe da equipe que te atendeu. Estamos sempre disponíveis para conversar.

 

  1. Posso trocar a data da minha festa?

Você pode mudar a data do seu evento a qualquer tempo, desde que siga esses critérios:

– Se a nova data estiver disponível não tem problema. Está trocada a data.

– Se a nova data desejada estiver ocupada a prioridade é sempre dos clientes que já estão reservados.

– Se a troca de datas se der no dia do evento por motivo inconsistente, vamos reter o sinal para pagamento das despesas do deslocamento da equipe.